A diástase abdominal acontece quando os músculos da barriga, que se afastam naturalmente durante a gravidez, não voltam ao lugar após o parto. Isso pode causar inchaço, flacidez, fraqueza e até desconforto. Mas há solução – e nós podemos ajudar!
Porque acontece?
-
Barriga muito grande;
A Diástase abdominal patológica pode-se instalar no pós parto por ter feito uma barriga muito grande na gravidez, o que leva a uma maior dilatação dos tecidos e abertura dos músculos abdominais.
-
Gravidez de gémeos;
Em casos de gravidez de gémeos porque para além do volume da barriga existem dois bebés a fazer força em todas as direcções.
-
Não realização de exercício apropriado na gravidez;
se não realizar exercício apropriado na gravidez também tem mais probabilidade de vir a sofrer desta condição no pós parto. O trabalho de força e abdominal são indispensáveis na gravidez desde que sejam feitos de forma ajustada à sua condição.
-
Retorno precoce ao exercício físico no período do pós parto;
No pós parto o retorno precoce ao exercício físico também pode levar a que fique com uma diástase abdominal. Isto porque, mesmo não tendo afastamento grande de músculos abdominais, se começar logo com exercícios muito dinâmicos, impactos ou de grande carga pode levar a um desiquilíbrio da parede abdominal e consequentemente a uma diástase patológica.
-
Exercícios com muita carga e mal executados
Como a diástase não é uma condição exclusiva de mulheres que estiveram grávidas, a verdade é que se fizer exercícios com muita carga e mal executados pode desenvolver esta patologia também.
Sinais e sintomas
Na presença de diástase, sente-se esse afastamento quando se faz uma contração abdominal (um tradicional "crunch") podendo até visualizar-se um alto ou uma depressão na zona acima do umbigo.
Em alguns casos pode levar a dores de costas, alterações posturais marcadas e a uma “barriga de grávida” que insiste em não desaparecer. Pode também haver outros sintomas associados como incontinência urinária, obstipação e barriga que vai inchando ao longo do dia.
O que fazer?
Nestes casos é tão importante saber o que fazer como saber o que não fazer pois muitos exercícios podem levar a um agravamento da situação. O tratamento da diástase abdominal não é só à base de fortalecimento da musculatura abdominal pode ter que haver também reeducação postural, exerícios respiratórios, reailitação do pavimento pélvico, terapia manual e libertação miofascial para aívio de dor. O importante é que o tratamento seja personalizado às suas necessidades.
O ideal é consultar uma fisioterapeuta pélvica ainda na gravidez, senão fazê lo no pós parto 4 semanas depois do parto e antes de começar com o exercício físico.
Serviço VivusFisio
Os planos da VivusFisio baseiam-se numa avaliação detalhada e num acompanhamento contínuo, realizados no conforto da sua casa. Cada sessão é personalizada e adaptada às suas necessidades, promovendo uma evolução segura e eficaz.
Com um plano estruturado e suporte especializado, garantimos que atinge os seus objetivos, recuperando bem-estar, confiança e liberdade de movimento, sem precisar de se deslocar
Avaliação
Na primeira sessão já vai saber a gravidade da sua condição e quanto tempo poderá demorar a reverter.
O seu corpo será avaliado de forma global e daremos início ao tratamento.
Com alguns testes conseguimos ver no imediato qual será a resposta do seu corpo e de que forma conseguiremos atingir os objetivos.
Planos de Sessões
As sessões são preparardas para que que os resultados sejam rápidos e consistentes no tempo.
Na maiorida dos casos conseguimos recuperar a sua função em menos de 5 sessões.
Trabalho de reeducação postural, exercícios respiratórios, reailitação de pavimento pélvico, trabalhar as suas cicatrizes, exercícios funcionais, trabalho de força, mobilidade e alongamento de forma a equilibrar novamente o seu corpo.
Sinta a diferença.
Recupere a confiança no seu corpo, fortaleça a sua barriga e volte a sentir-se bem consigo mesma.
A diástase tem solução, e nós ajudamos!