Diástase Abdominal
Os músculos abdominais afastam-se naturalmente durante a gravidez para permitir o crescimento do feto. Quando este afastamento se mantém depois do parto e temos uma disfunção dos músculos abdominais estamos perante uma patologia designada de diástase abdominal.
Porque acontece?
barriga muito grande
gravidez de gémeos
não realização de exercício apropriado na gravidez
aumento de peso excessivo durante a gravidez
retorno precoce ao exercício físico no período do pós parto
exercícios muito intensos e não apropriados
Sinais e sintomas
Na presença de diástase, sente se esse afastamento quando se faz uma contracção abdominal podendo até visualizar-se um alto ou uma depressão na zona acima do umbigo. Em alguns casos pode levar a dores de costas, alterações posturais marcadas e a uma “barriga de grávida” que insiste em não desaparecer. Pode também haver outros sintomas associados como incontinência urinária.
O que fazer?
Nestes casos é tão importante saber o que fazer como saber o que não fazer pois muitos exercícios podem levar a um agravamento da situação. O ideal é ser avaliada por uma fisioterapeuta especialista na área que lhe vai fazer um plano de exercícios específico para a sua condição. A única forma de corrigir a diástase sem recorrer a cirurgia é fazer fortalecimento dos músculos profundos abdominais e pélvicos e correcção da postura que só um profissional de saúde com formação na área a poderá orientar. Antes de retomar o exercício físico faça uma avaliação para perceber a melhor forma de se proteger durante a execução do mesmo.
Serviço VivusFisio
Os nossos planos são individualizados e personalizados e assentam numa avaliação pormenorizada. Os exercícios são específicos para cada caso, e todas as semanas ficará com um plano de exercícios que deve fazer todos os dias para que a evolução seja constante e progressiva. Será acompanhada durante todo o processo de forma a que não tenha dúvidas e execute os exercícios na perfeição. Progressivamente a diástase vai recuperando, a parede abdominal vai ficar mais funcional e perder o aspecto de "barriga de grávida". Quando tiver alta da nossa parte poderá praticar qualquer tipo de exercício físico sem restrições.
plano 5 sessões
-
Avaliação postural
-
Avaliação dos músculos do core
-
Exercícios de fortalecimento abdominal, tronco e ancas
-
Reeducação Postural
-
Plano de exercícios para cada semana
plano 10 sessões
-
Avaliação postural
-
Avaliação dos músculos do core
-
Exercícios de fortalecimento abdominal, tronco e ancas
-
Reeducação Postural
-
Plano de exercícios para cada semana
-
Treino Funcional
-
Exercícios para pavimento pélvico
-
Pilates Clínico