Um dos sintomas mais comuns na fase final da gravidez são as pernas inchadas e/ou cansadas.
Perante este sintoma, a grávida tem tendência a ficar mais parada por causa do peso que o edema traz associado e do desconforto que possa sentir. Esta falta de movimento ainda pode piorar mais os sintomas por isso aconselhe se sempre junto de um fisioterapeuta especializado.
Porque acontece?
Durante a gravidez, a produção hormonal aumenta e há um maior fluxo sanguíneo.
Associado a isto, com o crescimento do feto vai haver uma compressão das veias pélvicas o que vai dificultar o retorno do sangue dos membros inferiores.
Para além disso, haverá mais água a ser conduzida para as pernas e pés o que poderá levar a um inchaço destas zonas.
O que fazer?
Se tem as pernas inchadas é de extrema importância que tenha um estilo de vida ativo, uma alimentação saudável e beba a quantidade de água recomendada (entre 1,5 a 2 litros por dia).
Na presença de edemas, a drenagem linfática manual consegue diminuir o inchaço e a sensação de pernas cansadas.
Pode ser benéfico a utilização de meias de compressão e em casos mais graves pode ser necessário ajudar com medicação (aconselhe se sempre com o seu obstetra).
Técnicas simples como chuveiro de água fria, caminhar na praia à beira mar ou elevação dos membros inferiores podem trazer um alívio grande e instantâneo.
Serviço VivusFisio
Os planos da VivusFisio baseiam-se numa avaliação detalhada e num acompanhamento contínuo, realizados no conforto da sua casa. Cada sessão é personalizada e adaptada às suas necessidades, promovendo uma evolução segura e eficaz. Com um plano estruturado e suporte especializado, garantimos que atinge os seus objetivos, recuperando bem-estar, confiança e liberdade de movimento, sem precisar de se deslocar
1 sessão/ avaliação
Na primeira sessão sentirá um alívio imediato dos seus sintomas e ainda ficará com orientações sobre que fazer no seu dia a dia para se sentir bem.
Em caso de queixas de pernas inchadas ou pesadas, será avaliado todo o seu corpo antes sequer de começar a tratar para poder perceber quais as melhores técnicas e exercícios a utilizar na sua condição clínica
plano de sessões
Depois dessa sessão, e tendo em conta sempre as suas necessidades e semanas de gestação, a fisioterapeuta vai propor a frequência das sessões a acontecer para minimizar estes sintomas e ter mais qualidade de vida até ao final da gravidez.
Sinta a diferença.
A nossa meta é tornar a sua gravidez o mais confortável
possível para que possa aproveitar ao máximo.