top of page

A Fisioterapia trata as dores de cabeça sem medicação

Sabia que as suas dores de cabeça podem ter origem nos seus músculos e vértebras cervicais?


Uma grande percentagem das dores de cabeça frequentes têm origem músculoesquelética, isto é, são provocadas por tensões musculares exageradas e rigidez de uma ou mais vértebras da coluna cervical. Nestes casos, a medicação analgésica ajudará muito pouco, ou mesmo praticamente nada, visto não atuar na causa do problema.


Efeitos do stress e falta de exercício

O stress diário, as más posturas mantidas durante muito tempo e a falta de exercício físico leva a uma rigidez dos músculos cervicais o que dificulta o aporte sanguíneo para o cérebro levando a dores de cabeça.

Para além disso provoca o bloqueio de uma ou mais vértebras da cervical limitando o movimento do pescoço o que lhe irá condicionar todas as suas atividades.

Por norma este tipo de dor de cabeça está associado a sensação de peso nos ombros, e pode se manifestar em qualquer zona da cabeça sendo mais comum na parte posterior dos olhos e orelhas e na base do crânio.


Tratamento

O tratamento tem efeitos imediatos e consiste em técnicas de relaxamento muscular e descompressão, e técnicas acessórias combinadas com movimentos ativos. O Fisioterapeuta pode aliviar os sintomas com apenas um tratamento e ainda ensinar-lhe técnicas para que possa fazer sozinha quando a dor reaparecer. Com o tempo, e dando continuidade aos tratamentos, as dores de cabeça passarão a ser menos frequentes podendo mesmo desaparecer.


Da próxima vez que lhe doer a cabeça, antes de tomar um comprimido fale com a sua Fisioterapeuta.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page