A cesariana é um procedimento cirúrgico muitas vezes necessário ao nascimento do bebé mas a sua recuperação pode ser bem desafiante. As mulheres que passam por uma cesariana enfrentam a adaptação à maternidade, mas também um processo de recuperação física que requer atenção especial. A fisioterapia desempenha um papel fundamental nesse contexto, oferecendo suporte e técnicas que ajudam a otimizar a recuperação e a promover o bem-estar.
A incisão efetuada na cesariana vai provocar alterações no corpo da mulher que vão dificultar a recuperação. A cicatriz resultante da cirurgia requer cuidados e pode causar desconforto. É comum sentir dor na área da incisão e rigidez abdominal. E podem haver alterações na força dos músculos do pavimento pélvico.

O Papel da Fisioterapia na recuperação pós-cesariana
Avaliação Individualizada: Um fisioterapeuta especializado em saúde da mulher pode realizar uma avaliação completa, identificando áreas que precisam de suporte e elaborando um plano de recuperação adaptado às necessidades da mulher.
Cuidados com a Cicatriz: A fisioterapia pode incluir técnicas para promover a cicatrização adequada, minimizando a aderência e o desconforto.
Técnicas de massagem: Massagens na área da cicatriz podem ajudar a melhorar a elasticidade da pele e reduzir a dor.
Exercícios de Mobilidade: A fisioterapeuta pode recomendar exercícios para melhorar a amplitude de movimento, aliviar a dor e reduzir a rigidez.
Reabilitação do Pavimento Pélvico: Apesar de a cesariana não causar o mesmo tipo de dano ao pavimento pélvico, é importante avaliar e perceber se existe alguma disfunção decorrente da gravidez e da incisão cirúrgica.
Reeducação Postural: A fisioterapia pode ensinar técnicas de postura que minimizam o desconforto e ajudam a evitar lesões durante a amamentação e as atividades diárias.
Exercícios Respiratórios: Técnicas de respiração ajudam a melhorar a oxigenação e a acelerar a recuperçaão muscular.
Fortalecimento da parede abdominal: A Fisioterapia especializada ajuda a recuperar a musculatura abdominal, sempre de forma segura e adaptada à condição de cada mulher. O tratamento da diástase abdominal deverá começar sempre com fisioterapia.
Quando Procurar Ajuda?
A avaliação com fisioterapeuta especializada deve acontecer a partir da quarta semana de recuperação pós-cesariana, independentemente se têm queixas ou não. O papel da fisioterpia especializada não é só o alívio de sintomas mas também a sua prevenção e nesse caso avaliamos acima de tudo a função.
Se sofrerem com alguns destes sintomas é provável que haja a necessidade de acompanhamento:
Dor persistente na área da cicatriz.
Dificuldades para realizar atividades diárias devido à dor ou rigidez.
Sintomas de incontinência urinária.
Parede abdominal muito inchada.
Kommentare