top of page

3 consequências de não nos sentarmos corretamente

Importância de sentar com as costas direitas


Todos nós, em crianças, ouvimos “Senta-te direito”, certo?

Contudo, a maioria tem tendência a ignorar esse conselho. Saiba porque não o deve fazer.




  1. Quando nos sentamos com as costas curvas, os tendões e músculos que estão à volta dos pulmões vão encurtar o que diminui a nossa capacidade respiratória. A respiração fica menos eficaz, logo menos oxigénio chegará ao cérebro e aos músculos, o que leva a menos concentração, mais dores de cabeça e mais propensão a ganhar contraturas e lesões musculares.

  2. Enquanto os pulmões demoram algum tempo e sentir os efeitos de uma postura sentada errada, o sistema digestivo pode ser afectado no imediato. A compressão do estômago e intestino leva a uma diminuição do fluxo sanguíneo para a zona o que torna a digestão mais difícil. Estas alterações no trânsito intestinal podem levar a obstipação e até a hérnias.

  3. Todos sabemos que sentar de forma errada afecta a nossa coluna. E apesar de isso ser verdade, a dor decorrente desta má postura mantida no tempo tem a ver com os músculos, e não com a coluna em si. Músculos que estão a trabalhar e deviam estar a descansar, e os que deveriam estar a trabalhar estão a ser inibidos o que leva a uma desequilíbrio muscular que se traduz em menor desempenho nas atividades e as dores aparecem.

Devemos manter o conselho que damos à nossas crianças: sentem-se direitos, o corpo agradece.
0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page