Contratura muscular - O que fazer?

A maioria das pessoas passa cerca de 8 horas por dia na mesma posição, seja sentado ao computador ou a conduzir, ou de pé em posição estática. Isto faz com que os músculos fiquem mais curtos e mais susceptíveis a lesões. Sem tratamento, as contraturas vão piorando com o tempo e podem mesmo causar danos irreparáveis nas fibras musculares.


Perante isto o que fazer?


Uma contratura muscular é uma contracção involuntária permanente de algumas fibras do músculo que leva à formação de um nódulo sensível à palpação e, consequente, rigidez muscular.


Contraturas Musculares

Qualquer músculo pode desenvolver um contratura, contudo, as zonas mais afetadas costumam ser a base do pescoço, entre as omoplatas, no fundo das costas e na região das nádegas.


O melhor é sempre a prevenção. Se trabalha numa secretária todo o dia, deve levantar-se a cada hora durante 15 minutos. Fora do horário do trabalho deve fazer exercício que fortaleça a musculatura de estabilidade responsável pela manutenção de posturas, como o pilates ou o Yôga.


Na presença de contraturas, deve-se fazer técnicas de relaxamento como calor, massagem e alongamentos. Depois de resolvida é essencial adotar um estilo de vida mais ativo e fazer exercício regular para que os seus músculos se mantenham saudáveis. Sem esta última parte, as contraturas voltam a aparecer e, por norma, piores do que antes.


#vivusfisio #fisioterapiaaodomicilio #contraturas

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo